19/11 – Ubatuba – Trilha da Ponta do Espia -Com Praia de Fora, Xandra e Godói

Ubatuba – Trilha da Ponta do Espia -Com Praia de Fora, Xandra e Godói 

Ubatuba – SP 

19 nov / 16

Ubatuba é a última cidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo, localizada entre Caraguatatuba (SP) e Paraty (RJ).

Distância e tempo médio de viagem: São Paulo: 222 km  l  2,5h; Rio de Janeiro: 314 km  l  4h

Apesar da grande proximidade das grandes metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, a região de Ubatuba mantém recantos incrivelmente preservados em sua recortada costa.

A Ponta do Espia é uma pequena península que chega a pouco menos de 1 km da Ilha Anchieta. Devido a esta proximidade, era rota de fuga utilizada pelos fugitivos do antigo presídio da Ilha Anchieta, que se aventuravam na travessia a nado chegando até a Praia de Fora. Um agente penitenciário foi colocado no local para ficar na “espia” e impedir as fugas. O nome recebido no passado perdeu o sentido, já que o presídio da Ilha Anchieta foi desativado à muitos anos. Hoje, quem foge para este refúgio somos nós, em busca de recantos naturais onde ainda podemos desfrutar das belezas da natureza e ficar por ali, na “espia” de toda beleza natural que se abre diante de nós como um cenário.

“Uma aventura em uma trilha que era uma antiga rota de fuga utilizada pelos fugitivos do antigo presídio da Ilha Anchieta.”

Características

Trilhas em mata atlântica, praias e costão rochoso. Possui trechos expostos ao Sol e alguns trechos íngremes.

Clima

Tropical chuvoso (Af): Quente e úmido, sem estação seca definida. O mês menos chuvoso (junho) tem precipitação superior a 60mm. A temperatura média do mês mais frio (junho) é superior a 18ºC.

Percurso  e  dificuldade

Percurso total: 8 km ~ 8h.

Tipo: Trilha simples (com ida e volta pelo mesmo caminho).

Dificuldade (1 a 10):

Melhor época

O ano inteiro tem temperaturas agradáveis durante o dia, porém as chuvas estão mais concentradas no verão, de dezembro a março.

Indicação

Indicado para todo tipo de público.

Idade mínima: 7 anos.

Trilha em mata atlântica, costão rochoso e banho em mar.

Regionalidade e curiosidades

◊  Um dos significados de Ubatuba em tupi-guarani é “muitas canoas”, o que mostra bem a característica de seus antigos habitantes, os índios antropófagos tupinambás. Inimigos dos tupiniquins e dos portugueses, eram excelentes canoeiros e pescadores.

◊  Com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar e do Núcleo Picinguaba em 1977, cerca de 80% da área de Ubatuba se tornaram áreas de preservação ambiental.

◊  Ubatuba possui 100 km de orla com 74 praias, 16 ilhas, 7 ilhotas e 8 lajes.

Roteiro resumido

Saída de São Paulo às 6h15. Para quem sai de outras cidades, temos opção de receptivo a partir de Ubatuba – SP. O roteiro percorre trilhas em mata atlântica passando pelas praias: da Enseada, do Portinho, de Fora, Xandra e do Godói. Retorno à São Paulo com chegada prevista para às 22h30.

Alimentação: Lanche trilha l Caminhada: 8 km ~ 8h.

ROTEIRO: 

Praias: da Enseada, do Portinho, de Fora, Xandra e do Godói

6h15 – Apresentação para embarque na entrada principal do Centro Cultural Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.000), estação Vergueiro do Metrô.

6h30 – Partida com destino a Ubatuba – SP.

Nossa caminhada começa pela Praia da Enseada, com seu mar de águas claras e tranqüilas. Uma rápida passada pela Praia do Portinho e seguiremos por uma trilha na mata.

Conheceremos a belíssima Praia de Fora, deserta, com ondas fortes e vista para a Ilha Anchieta. Depois de nos refrescarmos com um bom banho de mar, continuamos nossa caminhada rumo as praias Xandra e do Godói. Antes de descer em suas areias, passaremos por uma belíssima encosta que tem uma vista privilegiada dessas duas praias, também desertas. Essas praias receberam os nomes dos seus antigos moradores. Hoje só resta por ali as ruínas de onde moravam. As duas praias são divididas por um pequeno trecho de costão rochoso, e na maré baixa, se fundem formando uma única praia, que também é conhecida como Itapecerica ou Tapiá.

Na volta ainda teremos tempo de curtir a Enseada para momentos de preguiça, só curtindo o mar…

Embarcamos para nosso retorno à São Paulo com chegada prevista para às 22h30, no mesmo local de embarque.

Alimentação inclusa: Lanche trilha.

Caminhada: 8 km ~ 8h. Caminhada por trilhas em mata atlântica, praias e costão rochoso. Possui trechos expostos ao Sol e alguns trechos íngremes e escorregadios.

Valor por pessoa em Reais:

Com transporte – Saída de São Paulo – SP
À vista: 3 X s/juros de:
279,00 93,00

PROMOÇÃO:Por tempo limitado – Garanta já o seu lugar!

R$ 225 à vista  ou 3 x de R$ 75

O que inclui:

  • Transporte fretado, padrão executivo.
  • Seguro viagem.
  • Guias especializados em ecoturismo, credenciados pelo Ministério do Turismo.
  • Lanche trilha.
  • Passeios descritos no roteiro, exceto os opcionais.
  • Equipamentos de segurança e primeiros socorros.

Não Inclui:

Bebidas, refeições não descritas no roteiro, serviços não descritos no roteiro, gastos extras como telefonemas, gorjetas, consumo de frigobar, lavanderia, serviços médicos, hospitalares e farmacêuticos que não estiverem incluídos no seguro, passeios e atividades opcionais e tudo mais que não estiver especificado no roteiro como incluso, assim como qualquer outra despesa de ordem pessoal.

Transporte 

Dois formatos diferentes para você escolher:

ü Transporte fretado, padrão executivo, realizado com van, mini-van, ônibus ou micro-ônibus, de acordo com o tamanho do grupo. Saída de São Paulo – SP.

Alimentação

Incluso no pacote:

Lanche trilha.

O que levar:

Equipamentos

□  Mochila de ataque (mochila pequena).

□  Cantil, garrafinha de água ou sistema de hidratação com capacidade para 1 litro (total).

□  Lanterna pequena com pilhas extras (preferencialmente head-lamp).

□  Máquina fotográfica, cartão de memória e bateria carregada (opcional).

Vestuário & acessórios

□  Roupa para caminhada: Recomendamos camiseta de “Dry-fit” e calça ou bermuda de Suplex, Tactel ou Lycra. Não recomendamos uso de calça jeans e moleton.

□  Roupa de banho.

□  Anorak (jaqueta impermeável com capuz).

□  Agasalho (fleece ou similar).

□  Chapéu, boné ou bandana.

□  Óculos de sol.

□  Tênis ou bota de caminhada (já amaciado).

□  Meias de “Cool-Max” para caminhada.

□  Roupa extra para a viagem de volta (incluindo calçados e agasalho).

Atenção: Não será permitida a participação de pessoas que não estiverem devidamente calçadas (bota ou tênis com solado aderente).

Outros itens

□  Sacos plásticos.

□  Filtro solar e labial.

□  Repelente (principalmente para quem for alérgico).

□  Itens de higiene pessoal, incluindo papel higiênico (colocar tudo em frascos pequenos).

□  Toalha pequena (recomendamos os modelos super-absorventes).

□  Medicamentos de uso pessoal.

□  Documentos pessoais (RG, CNH ou Passaporte).

□  Dinheiro para despesas extras.

observações

O conjunto de roupa extra para a viagem de volta deve ser levado em volume separado para deixar no nosso veículo.

Condições específicas

Atividade sujeita a confirmação na véspera, após análise das condições meteorológicas.

O roteiro poderá ser modificado a qualquer momento por decisão do guia líder, que em qualquer situação priorizará a segurança e o bem estar do grupo.

Por questões de segurança e bem estar, é obrigatório o porte de todos os itens listados no campo “O que levar” deste roteiro, eximindo de responsabilidade a operadora e os guias por situações causadas pela falta de qualquer equipamento listado.

Caso o roteiro seja alterado durante a operação devido a motivos de “força maior”, cada cliente deverá arcar e efetuar os pagamentos por meios próprios no local, com as despesas decorrentes da alteração na programação, incluindo custos extras de transporte, hospedagem e alimentação que não estiverem inclusos no roteiro.

Caso o cliente se desligue da programação do roteiro por motivos pessoais, deverá arcar e efetuar os pagamentos por meios próprios no local, com todas as despesas extras de transporte, hospedagem e alimentação que não estiverem inclusos no roteiro.

Este roteiro é realizado em locais de difícil acesso, sujeita a atrasos e alterações na programação que podem ser causadas por dificuldades de acesso, condições meteorológicas e desempenho dos integrantes do grupo, entre outras.

Condições gerais – Roteiros rodoviários

Nosso compromisso

A segurança e a preservação ambiental são as prioridades em nossas viagens e atividades. Para que tudo corra bem durante sua viagem, elaboramos cuidadosamente nossos roteiros, cuidando de cada detalhe. Todas atividades são desenvolvidas visando minimizar os impactos nas áreas naturais e nas populações tradicionais das localidades visitadas. Além disso, trabalhamos com número de guias e tamanho de grupo adequados ao roteiro.

Guias Acompanhantes

Guias acompanhantes altamente capacitados, formados por organizações como o SENAC, especializados em ecoturismo e credenciados pelo MTur – Ministério do Turismo. São habilitados em primeiros socorros e munido de todo equipamento necessário para prestar um atendimento em caso de necessidade. Possuem cursos de aperfeiçoamento e especializações e grande experiência em excursionismo em áreas naturais. Além disso, são preparados para dar informações do local visitado, como aspectos históricos, culturais, geográficos, da fauna e flora, entre outros.

Guias Locais

Os guias locais são pré-selecionados pela Ecoturismo Brasil, com ampla vivência nos locais onde atuam. A maioria também possui noções de salvamento e primeiros socorros.

Instrutores de técnicas verticais

Nossos instrutores que atuam em atividades que envolvam técnicas verticais possuem grande experiência nestas atividades e passam periodicamente por avaliações e treinamentos. São habilitados em primeiros socorros e munido de todo equipamento necessário para prestar um atendimento em caso de necessidade.

Seguro

Cobertura de seguro viagem básico durante o período da viagem.

Coberturas

◊ Assistência médica e despesas hospitalares por acidente: R$ 1.000,00.

◊ Traslado por morte por acidente: R$ 3.000,00.

◊ Morte por acidente: R$ 10.000,00.

◊ Invalidez por acidente: R$ 10.000,00.

◊ Extravio de bagagem: R$ 200,00.

Documentação

Todos os participantes devem portar algum documento de identidade original válido em território nacional. Menores de dezoito anos necessitam além do documento de identidade, a autorização dos pais ou responsáveis. O porte destes documentos é obrigatório

Condições gerais

– A inscrição é efetuada mediante preenchimento de ficha médica com dados pessoais e assinatura do contrato.

– Preço sujeito a alteração sem prévio aviso e disponibilidade sob consulta.

– A programação do roteiro poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.

– Consulte o preço “do dia” de seu pacote, já que os valores dos vôos estão sujeitos a constantes mudanças, por estratégia das Cias Aéreas. Programe-se com antecedência para garantir tarifas promocionais.

– Os preços de roteiros aéreos estão sujeitos à disponibilidade nas classes aéreas correspondentes.

Desistências

– Após ser efetuada a inscrição para a viagem, havendo desistência por parte do contratante, a devolução dos valores pagos seguirá de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 do Ministério do Turismo:

4 Até 31 dias do início da viagem – 90%.

4 De 21 a 30 dias do início da viagem – 80%.

4 Menos de 20 dias do início da viagem – 0% a 80%.

4 Menos de 10 dias do início da viagem – Nenhum reembolso.

– A desistência por parte do cliente deverá ser formalizada por escrito e entregue à Operadora.

– O não comparecimento no dia, hora e local de apresentação determinados para o embarque configura situação de “No-show”, implicando na perda total do valor pago.

– O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

– O passageiro que dispensar serviços constantes no roteiro, não terá direito a nenhuma forma de reembolso.

Valores, roteiros e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso, nos reservamos o direito de correção por eventual erro de digitação.(e)