Reveillon 17 – Chapada Diamantina – Reveillon em Igatu

Chapada Diamantina – Réveillon em Igatu

11 dias / 010noites –  29/12 a 08 jan / 17

Um roteiro idealizado para atender ao perfil do viajante que sonha em conhecer a Chapada Diamantina, e seus mais belos atrativos, mas em caminhadas leves, sem maiores desgastes físicos. Ao longo de uma semana, o viajante percebe a grande diversidade de ecossistemas que compõe esse verdadeiro mosaico que é a Chapada Diamantina. Da caatinga da região das cavernas à vegetação pantaneira dos Marimbus. Dos diversos tipos de cerrado como o que reveste o Morro do Pai Inácio. E que surpresa ao encontrar resquícios de Mata Atlântica no cânion da Cachoeira do Buracão, trazida para o interior da Bahia através dos rios de Contas e Paraguaçu! Dentre as cidades que envolvem o Parque Nacional, as escolhidas para esse roteiro são Igatú, Mucugê e Lençóis. Repleta de encanto, Lençóis está à altura dos mais exigentes visitantes, com restaurantes, pousadas e hotéis, que vão do simples aos Roteiros de Charme, da comidinha típica e caseira às assinaturas de chefs renomados. Aceite nosso convite e embarque para esse incrível destino no sertão da Bahia, a Chapada Diamantina! 

Nível de dificuldade:

ROTEIRO 

Legenda para refeições: C – café da manhã / A – almoço / Lt – lanche de trilha / J – jantar

29.dezembro – SÃO PAULO (GUARULHOS) / BELO HORIZONTE (CONFINS) / SALVADOR / LENÇÓIS – IGATU (J) – Pernoite em Igatu.

30.dezembro – RAMPA DO CAPIM – (C,Lt,J) – Pernoite em Igatu.

31.dezembro – POÇO ENCANTADO – POÇO AZUL (C,A) – Pernoite em Igatu. 01.janeiro – ARREDORES DE IGATU (C,A,J) – Pernoite em Igatu.

02.janeiro – CACHOEIRA DA FUMACINHA POR CIMA – (C,Lt) – Pernoite em Mucugê. 03.janeiro – CACHOEIRA DO BURACÃO (C,Lt) – Pernoite em Mucugê.

04.janeiro – REMANSO – POÇOS DO RONCADOR – LENÇÓIS(C,Lt) – Pernoite em Lençóis.

05.janeiro – LENÇÓIS (C) – Pernoite em Lençóis.

06.janeiro – TORRINHA – GRUTAS AZUL E PRATINHA – LENÇÓIS (C,A) – Pernoite em Lençóis.

07.janeiro – CACHOEIRA DO MOSQUITO – RIO MUCUGEZINHO – POÇO DO DIABO – MORRO DO PAI INÁCIO (C, A) – Pernoite em Lençóis.

08.janeiro – LENÇÓIS / SALVADOR / RIO DE JANEIRO (SANTOS DUMONT) / SÃO PAULO (GUARULHOS) (C)

Roteiro Detalhado 

29.dezembro – SÃO PAULO (GUARULHOS) / BELO HORIZONTE (CONFINS) / SALVADOR / LENÇÓIS – IGATU (J) – Apresentação no aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Belo Horizonte. Chegada e embarque com destino à Salvador. Chegada e embarque com destino com destino à Lençóis na Chapada Diamantina. Desembarque no aeroporto de Lençóis, recepção e traslado à Igatu (113km – 7km de estrada de pedra e 106km de asfalto – 1h50). Jantar de réveillon. Pernoite em Igatu.

30.dezembro – RAMPA DO CAPIM – (C,Lt,J) – Saída pela manhã para caminhada a partir da pousada (aproximadamente 5 km) até um dos pontos de maior beleza cênica da parte sul da Chapada. Retorno pela mesma trilha até a Vila. Jantar e pernoite em Igatu.

* Rampa do Caim – Da Rampa do Caim pode se avistar o cânion do Rio Paraguaçu e toda a parte baixa do Vale do Pati.

31.dezembro – POÇO ENCANTADO – POÇO AZUL (C,A,J) – Traslado em carro até a entrada do Poço Encantado (45km no asfalto – 50min.). Não é permitido mergulho e a permanência máxima é de 20 minutos. Traslado até o Poço Azul (4km de asfalto e 17km de terra). É permitido mergulho de 20 minutos. Almoço (comida caseira) no local. Traslado de retorno para Igatu. Pernoite em Igatu.

* Poço Encantado – A gruta, conhecida internacionalmente por sua singular beleza cênica, apresenta um grande lago de cor azul cobalto que recebe raios de sol diretamente sobre a superfície da água causando um efeito visual espetacular. A melhor época de visitação vai de abril a setembro, quando os raios que incidem sobre o poço provocam um efeito de arco de luz. Entrada permitida somente acima de 12 anos.

* Poço Azul – Dentro de uma caverna o Poço Azul possui um lago de águas cristalinas com uma plataforma de madeira para facilitar o acesso ao poço. As luzes dentro do poço mudam de acordo com o deslocamento do sol.

01.janeiro – ARREDORES DE IGATU (C,A,J) – Passeio pela cidade para conhecer os encantos da pitoresca vila de Igatu, nossa “Machu Picchu Tupiniquim”. Visitaremos algumas ruínas do tempo do garimpo e seguiremos até a galeria museu Arte Memória, a céu aberto, construída em meio às ruínas de antigas casas de pedra. A primeira parte do espaço reúne utensílios usados por garimpeiros entre os anos 30 e 50, além de fotos e instalações. O segundo ambiente funciona em um bonito jardim, onde estão espalhadas esculturas de artistas contemporâneos, feitas em fibra de vidro, metal, pedra-sabão, cerâmica… Há ainda espaço para mostras temporárias e um café, onde são servidos cappuccinos e crepes de respeito! Também visitaremos a Gruna do Brejo para ver como funcionava o garimpo e ainda teremos tempo de dar uma parada na casa do Amarildo e no famoso bar do seu Guina. Jantar e pernoite em Igatu.

02.janeiro – CACHOEIRA DA FUMACINHA POR CIMA – (C,Lt) – Saída de Igatu para a Cachoeira da Fumacinha (6km de terra, 74km de asfalto e 10km de terra – aprox. 1h40). Chegada no início da trilha. Caminhada nível fácil – 20 min. de subida até os Gerais do Machombongo e 1h00 até a Fumacinha por cima – 4km por trecho.Tempo para lanche no local e contemplação da cachoeira. Retorno pela mesma trilha. Traslado para Mucugê (10km de terra e 60km de asfalto – 1h10). Pernoite em Mucugê.

03.janeiro – CACHOEIRA DO BURACÃO (C,Lt) – Traslado para Ibicoara, ao sul do Parque Nacional (80km de asfalto e 28km terra – 2 horas). Caminhada até a Cachoeira do Buracão (6km ida e volta – visita por baixo e por cima da cachoeira). Retorno para Mucugê. Pernoite em Mucugê. * Cachoeira do Buracão – com aproximadamente 100 metros de queda em forma circular e um impressionante canion sinuoso, a cachoeira é daqueles lugares de tirar o fôlego.

04.janiero – REMANSO – POÇOS DO RONCADOR – LENÇÓIS (C,Lt) – Traslado de Mucugê até Fazenda Velha (53km de asfalto e 6 de terra). Chegada na Fazenda e saída em canoas (10min.), depois caminhada (40min). até as piscinas do Rio Roncador para curtir o banho. Almoço típico por volta de 14h00. A tarde, caminhada (20 min.) e saídas em canoas (1h30) com destino ao Remanso. Traslado para Lençóis (21km – 17 km de terra e 4km de asfalto – 50min). Pernoite em Lençóis.

* Marimbus – A região dos Marimbus, também conhecida como o mini pantanal da Chapada Diamantina, está localizado na APA (Área de Proteção Ambiental) Marimbus-Iraquara. Os Marimbus são formados pelo encontro de vários rios e, pelo fato da região possuir baixa altitude, o local permanece sempre alagado. Importante: levar repelente

* Roncador – O rio Roncador desce da Serra do Sincorá deixando um rastro de piscinas naturais, pequenas cachoeiras emolduradas por um conjunto de pedras polidas e em tons de rosa. Bem próximo ao rio, está a propriedade que nos recebe para um almoço de comida caseira preparada pela Dona Val. 05.janeiro – LENÇÓIS (C) – Dia livre. Pernoite em Lençóis.

06.janeiro – TORRINHA – GRUTAS AZUL E PRATINHA – LENÇÓIS (C,A) – Traslado para a Gruta da Torrinha (43km: 30km de terra e 13km de asfalto – 1h30). Traslado para a Pratinha e Gruta Azul (8km de terra – 15min). Traslado para Lençóis (68km – 1h00). Pernoite em Lençóis.

OPÇÃO: É possível fazer a Gruta da Lapa Doce no lugar da Gruta da Torrinha. A travessia de 800m é feita em um grande duto com muito espaço.

* Pratinha – de formação calcária a Pratinha é um verdadeiro oásis de águas cristalinas. Seu fundo é formado por inúmeras micro-conchas indicando que havia um mar na região.

* Gruta Azul – localizada ao lado da Pratinha possui formação calcária e regada pelas mesmas águas da Pratinha. Os raios solares que penetram pelas fendas da gruta e refletem em suas águas criando um visual mágico.

* Gruta da Torrinha – possui os mais raros espeleotemas presentes em cavernas brasileiras: flores de aragonita nas pontas de helictites, agulhas de gipsita (com até 65cm), bolhas de calcita, vulcões e a rara flor de aragonita dentro da bolha de calcita.

* Lapa Doce – A Gruta Lapa Doce faz parte de um sistema de 28 km de cavernas. Atualmente só 850m deste universo subterrâneo estão abertos à visitação. No interior da Gruta, acessível por uma dolina com 90m de desnível, o visitante conhece formações esculpidas pela natureza durante milhões de anos. Algumas foram batizadas de acordo com os formatos que apresentam: a Torre de “Pizza”, o Corcovado, o Pão de Açúcar, o cachorro e a criança no colo da mãe.

07.janeiro – CACHOEIRA DO MOSQUITO – RIO MUCUGEZINHO – POÇO DO DIABO – MORRO DO PAI INÁCIO (C, A) – Traslado para a Fazenda Mosquito (38 km – 1 hora) e visita à cachoeira do Mosquito com vista por cima e por baixo. Traslado para o Rio Mucugezinho (38km de asfalto – 1 hora). Caminhada (25min – nível médio) até o Poço do Diabo. Ao final da tarde, traslado para o Morro do Pai Inácio (6 km – 10 min) e caminhada até o topo do morro para contemplar o entardecer. Retorno para pernoite em Lençóis (30 km – 40min).

* Cachoeira do Mosquito – Sua queda é de aproximadamente 60m e leva esse nome porque lá foram encontrados apenas diamantes pequenos ou “mosquitos” como são chamados na região.

* Poço do Diabo – de águas escuras e quase sem visibilidade o Poço do Diabo se mostra límpido e possui essa cor devido a acidez das águas.

* Morro do Pai Inácio (1240m) – considerado um dos cartões postais da Chapada Diamantina o Morro do Pai Inácio propicia uma das mais espetaculares vistas da região, os vários morros achatados que caracterizam a paisagem desse local.

* Caminhada: Cachoeira do Mosquito (total: 3 km – aclive e declive) – Morro do Pai Inácio (Total: 1,2 km – aclive e declive)

08.janeiro – LENÇÓIS / SALVADOR / RIO DE JANEIRO (SANTOS DUMONT) / SÃO PAULO (GUARULHOS) (C) – Traslado ao aeroporto de Lençóis para embarque com destino a São Paulo com conexão em Salvador e Rio de Janeiro. O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE

Terrestre a partir de Lençóis

Preços por Pessoa em R$

Hospedagens Triplo Duplo Individual Criança
Hotel de Lençóis (Standard) 4.283,00 4.637,00 5.445,00
Canto no Bosque (Standard Suite) 4.668,00 5.417,00
Canto das Águas (Canto do Sossego) 4.762,00 5.651,00
Pousada/Estalagem do Alcino (Suite) 4.381,00 4.787,00 5.417,00
Hotel de Lençóis (Bosque) 4.807,00 5.762,00
Canto das Águas (Canto da Mata) 4.923,00 5.973,00
Vila Serrano (Standard) 4.524,00 4.973,00 6.001,00
Hotel de Lençóis (Serra) 4.596,00 5.007,00 6.112,00
Canto das Águas (Canto do Rio) 4.751,00 5.179,00 6.423,00

Adicional Aéreo sem taxas de embarque (valor de referência)

Preços por Pessoa em R$

Companhia Aérea a partir de
Guarulhos/Confins/Salvador/Lençóis/Salvador/Confins/Guarulho 2.230,00

* As tarifas aéreas utilizadas para cálculo do valores expostos estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea. Os nossos bloqueios são em voos regulares e obedecem as regras de acordo com cada companhia aérea nem sempre possibilitando a marcação de assentos. Para fazê-lo, aconselhamos a apresentação no check-in com 3 horas de antecedência ao horário do vôo para uma maior possibilidade de encontrar os assentos desejados ainda disponíveis. Caso seja possível a marcação através da Operadora, frisamos que todas as cias aéreas não garantem o assento previamente marcado, podendo alterá-lo no ato do check in. Bloqueios não permitem a realização de web check-in, portanto você deve realizá-lo diretamente no guichê do aeroporto.

  • Preços por pessoa válidos para saída mencionadas no roteiro.
  • Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. Criança: consulte nosso atendimento para valores aplicáveis para criança.
  • Preços calculados para saídas com mínimo de 2 pessoas. 

Forma de Pagamento:

Parcelamento em cheques: 5 x sem juros (Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura) Parcelamento em cartão de crédito: Visa ou Mastercard: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 3 parcelas iguais no cartão Amex: 40% entrada em cheque ou dinheiro + 2 parcelas iguais no cartão *cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. *a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura. 

O pacote Inclui:

– traslados privativos compartilhados para todos os clientes; – hospedagem com café da manhã; – todos os passeios citados em serviço privativo compartilhados para todos os clientes com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário; – refeições mencionadas no roteiro; – jantar especial de Réveillon; – seguro viagem; – brinde exclusivo.

Não Inclui:

– refeições e bebidas não mencionadas; – despesas pessoais; – qualquer outro item não mencionado como incluso. 

Hospedagem

LENÇÓIS: Pousada Canto no Bosque – www.pousada-lencois.com.br Check in: 14h00 / Check out: 12h00 Pousada Estalagem do Alcino – www.alcinoestalagem.com Check in: 12h00 / Check out: 12h00 Hotel de Lençóis – www.hoteldelencois.com.br Check in: 14h00 / Check out: 12h00 Hotel Canto da Águas – www.hotelcantodasaguas.com.br Check in: 14h00 / Check out: 12h00 Pousada Vila Serrano – www.vilaserrano.com Check in: 13h00 / Check out: 12h00 IGATU: Pousada Pedras de Igatu – www.pedrasdeigatu.com.br Check in: 14h00 / Check out: 12h00 MUCUGÊ: Pousada Mucugê – www.pousadamucuge.com.br Check in: 13h00 / Check out: 12h00

Transporte

Voos Azul conforme bloqueio: 29/12/2016 – Campinas (VCP) / Salvador (SSA) – 09h20 / 10h48 // Salvador / Lençóis (LEC) – 11h55 / 13h05 08/01/2017 – Lençóis (LEC) / Salvador – 13h30 / 14h30 // Salvador / Campinas (VCP) – 15h20 /18h50 Traslados e passeios em veículos fretados. Para melhor aproveitamento do roteiro e devido as condições das estradas locais, em alguns passeios poderão ser utilizados veículos off road (4 x 4).

Seguro Seguro Viagem da Vigos Corretora de Seguros e Representações Ltda. (Assegurada pelo Grupo Bradesco), durante todo o período da viagem, conforme coberturas abaixo: Morte por Acidente: R$ 20.000,00 Invalidez Total / Parcial por Acidente: R$ 20.000,00 Assistência Médica por Acidente: R$ 3.000,00 Medicamentos em caso de Acidente Pessoal: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente Assistência Odontológica por Acidente: Incorporado à cobertura de Assistência Médica para Acidente Traslado por falecimento por Acidente: R$ 3.000,00 Extravio de Bagagem: R$ 600,00

Informações Úteis

Cada cliente que visita a Chapada Diamantina representa uma doação dividida entre as ongs Grupo Ambientalista de Palmeiras e Associação Grãos de Luz. Apesar da região visitada não ser foco de febre amarela, aconselhamos à todos os passageiros a se vacinarem com 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar;

Valores, roteiros e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso, nos reservamos o direito de correção por eventual erro de digitação. (v)