Alter Do Chão – Belém – Ilha De Marajó
10 dias / 09 noites – 21 a 30 nov/ 16
Belém, capital do Pará, é uma exuberância só. Da brisa com cheiro de fruta que exala das mangueiras que enfeitam a cidade à culinária rica e forte, com peixes e temperos, tudo é intenso na cidade. Lá tem o carimbó, tradicional ritmo paraense, tem a Baía do Guajará, belas praias de água doce e o sotaque gostoso dos belenenses de pele dourada. Tem o Círio de Nazaré, maior manifestação popular religiosa do País, os casarões centenários da época das invasões portuguesa e holandesa, e a declaração de amor a Belém feita pelo escritor Mário de Andrade, que visitou a cidade em junho de 1927 e entendeu, de pronto, a exuberância local.
Descubra a Ilha de Marajó: Maior ilha fluvial marítima do planeta, Marajó pertence ao arquipélago que possui mais de duas mil ilhas, cercado pelo Oceano Atlântico e pelos Rios Amazonas e seus tributários. Guardiã do maior acervo de descobertas arqueológicas de toda a bacia amazônica, a ilha abriga resquícios da cultura indígena marajoara que desapareceu misteriosamente durante o período da colonização portuguesa. Seus campos inundáveis, praias selvagens e manguezais a tornam um lugar especial para quem gosta da natureza em seu estado natural.
A beleza cênica dos rios Tapajós e Arapiuns tornou famosa a vila de Alter do Chão, especialmente durante o período quando o rio Tapajós desce quase 10 m e aparece cerca de 100 km de praias de areias branquinhas e a água doce e cristalina. Mas, além das praias, Alter do Chão tem outras belezas a oferecer, você poderá visitar lagos, montanhas e florestas.
PROGRAMAÇÃO
21 / NOV : Origem / Belém
Apresentação no aeroporto de origem com 2 horas de antecedência para embarque com destino a Belém. Chegada, recepção e traslado ao hotel. Pernoite
22 / NOV : City Tour em Belém Café da manhã. Nosso tour começa com visita ao Mercado do Ver-o-Peso, aonde chegam de todas as partes do interior do Estado, produtos extraídos da floresta e dos rios da Amazônia, um grande mosaico de cores, aromas e sabores amazônicos. Caminharemos pela Cidade Velha, para conhecer um dos acervos históricos e arquitetônicos mais ricos do país, passando pelas estreitas ruas onde a cidade começou até o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro, espaço que abriga peças e objetos que remetem aos primeiros moradores da cidade, além de peças de cerâmica marajoara e tapajônica, encontradas em sítios arqueológicos no interior da Ilha de Marajó e Região do Tapajós. Frutas, farinha, castanha, peixe, verduras, especiarias artesanato, bichos vivos e artigos para mandinga. Tudo isso e muito mais existe no Ver-o-Peso, o mercado a céu aberto mais famoso de Belém. Retorno para o hotel e pernoite.
23 / NOV : Belém – Marajó – Campos de Marajó
Café da manhã. Traslado para o Terminal Hidroviário de Belém, partiremos em direção a Ilha de Marajó. Navegaremos pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, depois a Baía de Marajó, até a chegada em Soure local de nossa hospedagem. A tarde, partimos com destino ao interior da Ilha, para visita aos campos de Marajó. Retornamos ao hotel após o pôr-do-sol.
24 / NOV : Encantos de Marajó
Café da manhã. Conheceremos o entorno da cidade e descobriremos a cerâmica Marajoara os artigos de couro de búfalo. Um passeio de canoa a remo nos levará pelos igarapés que cruzam a floresta de igapó e manguezais, até praia Goiabal, uma belíssima praia deserta, faremos uma caminhada costeira até uma trilha formada por pontes rústicas, construídas sobre as raízes das árvores de mangues que formam a floresta, com árvores de até 30 metros de altura, até encontrarmos os búfalos, os maiores animais da ilha, que nos levará em montaria por um caminho preservado através dos campos.
25 / NOV : Encantos de Marajó – Belém
Café da manhã. Saída para visita à vila de pescadores na praia Pesqueiro e manhã de sol na praia. Traslado da pousada para o porto de Soure, em Marajó, e embarque com destino à Belém. Pernoite.
26 / NOV : Belém / Santarém
Café da manhã. Check out e traslado ao aeroporto de Belém para embarque com destino a Santarém. Traslado para a vila de Alter do Chão, acomodação no hotel. Restante do dia livre.
27 / NOV : Floresta Nacional do Tapajós
Manhã livre. À tarde visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Faremos travessia de canoa para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós. Iniciaremos nossa caminhada em direção à Serra da Piroca, que é a elevação principal da região. Este é o ponto de grande beleza cênica da Floresta Nacional do Tapajós. O por do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós. Retorno para Alter do Chão. Pernoite.
28 / NOV : Floresta Submersa
Café da manha. Seguiremos para a travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa.
29 / NOV : Comunidade Jamaraquá
Café da manhã. Saída para visita a comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional de Tapajós. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia. A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex em produtos ecologicamente correto. Retorno ao hotel e pernoite.
30 / NOV : Alter do Chão – Santarém / Origem
Café da manhã e check out, em horário pré determinado e previamente informado pelo receptivo traslado para o aeroporto de Santarém para embarque com destino a cidade de origem.
Preço por pessoa: R$ 5.250,00 – parcelados em até 4 vezes
Inclui :
Hospedagens – Traslados – passeios – ingressos – seguro viagem – guias
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.
Valores, roteiros e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso, nos reservamos o direito de correção por eventual erro de digitação.(n)