Monte VERDE – Pico do Selado 2.080m
O pico mais alto de Monte Verde
Camanducaia – MG
23 out e 05 nov / 16
Próximas saídas
23/10/2016 – Domingo
05/11/2016 – Sábado
Monte Verde faz parte do Município de Camanducaia, e está localizada no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a cerca de 167 km da Cidade de São Paulo.
Um maravilhoso recanto da Serra da Mantiqueira, situado a cerca de 1.600m de altitude, a pequena Monte Verde é conhecida como a Suíça Brasileira. A cidade foi colonizada por imigrantes europeus, vindos principalmente da Letônia, Lituânia e Alemanha. Ao longo dos anos eles deixaram suas marcas na cultura, que hoje mistura costumes europeus com aspectos da cultura mineira.
A paisagem de Monte Verde é dominada pela Serra da Mantiqueira, com picos que chegam a mais de 2.000m de altitude. O ar puro das montanhas e a natureza exuberante da região são um convite para a integração com a natureza.
Nossa caminhada será na crista da serra que circunda a cidade, passando por vários de seus pontos culminantes, com vistas panorâmicas incríveis. As trilhas passam por bosques de pinheiros e araucárias, com clima e paisagem que lembram a Europa.
Aproveitaremos também a pequena Vila de Monte Verde, com suas construções em estilo europeu, seu artesanato e culinária típica.
“Uma vista deslumbrante a 2.080m de altitude, no ponto culminante da serra que circunda a vila de Monte Verde.”
Características
Parte da trilha segue por trecho de mata e o restante na crista da montanha. Possui alguns trechos íngremes e escorregadios. Percurso com pouca variação de altitude.
Trilha, montanhismo, observação de fauna e flora.
Indicado para todo tipo de público.
Idade mínima: 7 anos.
Clima
O clima é típico de montanha, seco e frio, com estações bem definidas. O período de chuvas é entre novembro e março, e o de estiagem entre maio e agosto. A temperatura média no verão é de 26ºC durante o dia e 16º à noite, já no inverno podem chegar a -10ºC.
Percurso e dificuldade
Percurso total: 9 km ~ 6h.
Tipo: Trilha simples (com ida e volta pelo mesmo caminho).
Dificuldade (1 a 10): .3 Leve-
Altitude: é.2.080m (max) l .ê.1.706m (min)
Desnível: 374m
Melhor época
Abril a setembro, período que chove menos e o céu fica mais limpo garantindo vistas espetaculares. Nesta época o frio é mais intenso.
PROGRAMA:
Platô (1.945m) e Pico do Selado (2.080m)
6h15 – Apresentação para embarque na entrada principal do Centro Cultural Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.000), estação Vergueiro do Metrô.
6h30 – Partida com destino a Monte Verde – MG.
Começamos nossa caminhada subindo suavemente por dentro da mata, passando por alguns pequenos mirantes com vista para a vila de Monte Verde e a Serra da Mantiqueira.
Logo chegaremos ao nosso primeiro objetivo: o Platô, uma extensa laje de granito de onde temos uma bela vista da Pedra Redonda, Pedra Partida e do Pico do Selado, nosso objetivo.
Seguimos nossa caminhada pela crista da serra, alternando trechos por dentro da mata e sobre as rochas, a beira de penhascos que nos oferecem diversos mirantes com vistas lindas da serra.
Chegando a base do Pico do Selado, um último desafio: chegar ao ponto mais alto, com o auxilio de uma corda, para assinar o livro de cume.
Com 2.080 metros de altitude, o Pico do Selado é o ponto culminante de Monte Verde e do Sul de Minas Gerais. Lá do alto poderemos avistar Monte Verde, a represa de Joanópolis e Piracaia, Jacareí e Caçapava. Nos dias mais limpos, podemos ver também a Serra do Mar e a Pedra do Baú, em Campos do Jordão.
Depois desceremos à vila, onde poderemos aproveitar para comprar peças de artesanato, tomar um chocolate quente com pão de queijo mineiro ou nos deliciar com as tortas, geléias, doces, bolos, pães e a famosa Apfelstrudel (torta de maçã).
Embarcamos para nosso retorno à São Paulo com chegada prevista para às 22h00, no mesmo local de embarque.
Alimentação inclusa: Lanche trilha.
Caminhada: 9 km ~/6h.
Valor por pessoa em Reais:
Com transporte – Saída de São Paulo – SP | |
À vista: | 3 X s/juros de: |
279,00 | 93,00 |
PROMOÇÃO Por tempo limitado – Garanta já o seu lugar!
R$ 177 à vista ou 3 x de R$ 59
O pacote inclui:
- Transporte fretado, padrão executivo.
- Guias especializados em ecoturismo, credenciados pelo Ministério do Turismo.
- Seguro viagem.
- Lanche trilha.
- Passeios descritos no roteiro, exceto os opcionais.
- Equipamentos de segurança e primeiros socorros.
O que levar:
Equipamentos
□ Mochila de ataque (mochila pequena).
□ Cantil, garrafinha de água ou sistema de hidratação com capacidade para 1 litro (no total).
□ Lanterna pequena com pilhas extras (preferencialmente head-lamp).
□ Máquina fotográfica, cartão de memória (verifique as baterias).
Vestuário & acessórios
□ Roupa para caminhada: camisetas tipo “Dry-fit” e calça ou bermuda (de Suplex, Tactel ou Lycra). Não recomendamos uso de calça jeans e moleton.
□ Anorak (jaqueta impermeável com capuz).
□ Agasalho (fleece ou similar).
□ Chapéu, boné ou bandana.
□ Óculos de sol.
□ Tênis ou bota de caminhada, já amaciada.
□ Meias de “Cool-Max” para caminhada.
□ Roupa extra para a viagem de volta (incluindo calçados e agasalho).
Outros itens
□ Sacos plásticos.
□ Filtro solar e labial.
□ Repelente (principalmente para quem for alérgico).
□ Itens de higiene pessoal, incluindo papel higiênico (colocar tudo em frascos pequenos).
□ Toalha pequena (recomendamos os modelos super-absorventes).
□ Medicamentos de uso pessoal.
□ Documentos pessoais (RG, CNH ou Passaporte).
□ Dinheiro para despesas extras.
observações
O conjunto de roupa extra para a viagem de volta pode ser levado em volume separado para deixar no nosso veículo.
Transporte
Dois formatos diferentes para você escolher:
1 – Transporte privativo padrão executivo – SAÍDA DE SÃO PAULO – SP
Realizado com van, mini-van, ônibus ou micro-ônibus, de acordo com o tamanho do grupo.
6h15 – Apresentação para embarque na entrada principal do Centro Cultural Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.000), estação Vergueiro do Metrô.
6h30 – Partida com destino a Monte Verde – MG.
ü Inclui todos os traslados.
2 – Sem transporte – RECEPTIVO NO DESTINO
Para quem deseja viajar com o próprio carro ou segue de outra cidade.
Neste caso você segue direto para o local de inicio da trilha.
Condições específicas
Atividade sujeita a confirmação na véspera, após análise das condições meteorológicas.
O roteiro poderá ser modificado a qualquer momento por decisão do guia líder, que em qualquer situação priorizará a segurança e o bem estar do grupo.
Por questões de segurança e bem estar, é obrigatório o porte de todos os itens listados no campo “O que levar” deste roteiro, eximindo de responsabilidade a operadora e os guias por situações causadas pela falta de qualquer equipamento listado.
Caso o cliente se desligue do grupo por motivos pessoais, deverá arcar e efetuar os pagamentos por meios próprios no local, com todas as despesas extras de transporte, hospedagem e alimentação que não estiverem inclusos no roteiro.
Condições gerais
– A inscrição é efetuada mediante preenchimento de ficha médica com dados pessoais e assinatura do contrato.
– Preço sujeito a alteração sem prévio aviso e disponibilidade sob consulta.
– A programação do roteiro poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
– Consulte o preço “do dia” de seu pacote, já que os valores dos vôos estão sujeitos a constantes mudanças, por estratégia das Cias Aéreas. Programe-se com antecedência para garantir tarifas promocionais.
– Os preços de roteiros aéreos estão sujeitos à disponibilidade nas classes aéreas correspondentes.
Desistências
– Após ser efetuada a inscrição para a viagem, havendo desistência por parte do contratante, a devolução dos valores pagos seguirá de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 do Ministério do Turismo:
4 Até 31 dias do início da viagem – 90%.
4 De 21 a 30 dias do início da viagem – 80%.
4 Menos de 20 dias do início da viagem – 0% a 80%.
4 Menos de 10 dias do início da viagem – Nenhum reembolso.
– A desistência por parte do cliente deverá ser formalizada por escrito e entregue à Operadora.
– O não comparecimento no dia, hora e local de apresentação determinados para o embarque configura situação de “No-show”, implicando na perda total do valor pago.
– O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.
– O passageiro que dispensar serviços constantes no roteiro, não terá direito a nenhuma forma de reembolso.
Este roteiro é realizada em locais de difícil acesso, sujeita a atrasos e alterações na programação que podem ser causadas por dificuldades de acesso, condições meteorológicas e desempenho dos integrantes do grupo, entre outras.
Informações Úteis:
DDD – 035.
População – Aproximadamente 19.708 habitantes – Camanducaia (Fonte: IBGE, censo de 2007).
Distância do Centro de São Paulo – 167 km.
Altitude – Cerca de 1.600m.
Clima – O clima é típico de montanha, seco e frio, com estações bem definidas. O período de chuvas é entre novembro e março, e o de estiagem entre maio e agosto. A temperatura média no verão é de 26ºC durante o dia e 16º à noite, já no inverno podem chegar a -10ºC.
Sinal de celular – Sim.
Regionalidade e curiosidades
◊ As Araucárias são árvores nobres, preservadas por Lei. Em Monte Verde existem exemplares com idade estimada superior à 400 anos.
◊ Nessa região, no alto da Serra da Mantiqueira, o frio se torna um grande atrativo. As geadas deixam a grama recoberta de gelo nas manhãs de inverno, criando um espetáculo à parte.
◊ A cultura típica da cidade, influenciada pelos imigrantes europeus que colonizaram a região pode ser apreciada no estilo das construções, no artesanato e também na culinária, forte e variada, misturada ao estilo mineiro, que vai do trivial caseiro a sofisticada cozinha européia com fondues, raclettes, carnes e maravilhosas trutas. Outras delícias que podem ser experimentadas são licores, queijos, chocolates típicos, tortas, geléias, doces, bolos, pães e a famosa Apfelstrudel (torta de maçã).
◊ O aeroporto de Monte Verde está a 1.600 metros de altitude, e é o mais alto do Brasil. Recebe apenas aeronaves de pequeno porte.
◊ O nome da Vila se deve ao casal que foi pioneiro na colonização da região: Verner e Emília Greenberg, originários da Letônia. O sobrenome da família deu o nome à cidade: “Green” (verde), e “berg” (monte).
Valores, roteiros e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso, nos reservamos o direito de correção por eventual erro de digitação.(e)