Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Lagoa do Peixe Com Antonio Prado e a Imigração Italiana
09 dias / 08 noites – 26/12 a 03 jan / 17
Voos Previstos:
GOL 5476 26 DEC CONGONHAS / CAXIAS 0900 1030
GOL 6807 03 JAN PORTO ALEGRE / GUARULHOS 1806 1950
ROTEIRO:
26/12 – 01º Dia – SÃO PAULO / CAXIAS DO SUL // ANTÔNIO PRADO
Apresentação no Aeroporto para embarque pela manhã em voo para Caxias do Sul. Chegada e traslado à cidadezinha de Antonio Prado, na região mais italiana do Rio Grande. Chegada e almoço. Depois seguimos para hospedagem em pousada rural. Aqui já sentimos o aconchego, a festividade dos donos, com suas raízes imigrantes da bota. Relax.
À tarde passearemos pela Vinícola Zanella. Na área rural do município, em meio ao verde e gramados bem cuidados, a família Zanella desenvolveu uma vinícola de porte pequeno, e com excelente padrão de produção. Um mix de produção com qualidade de vida. Iremos conhecer os processos e os pomares de uvas, com suas variedades. E ao final da visita, uma degustação. Retorno à pousada e primeiro jantar de confraternização.
27/12 – 02º Dia – ANTONIO PRADO – A colonização italiana
Neste dia iremos conhecer esta cidade, seus relatos e cultura imigrante, que inspiraram e foram palco do filme O Quatrilho. Mergulhamos na história. Primeiramente passearemos a pé pelo centro da cidade, visitando: Centro Histórico, Casa do Artesão, Igreja Matriz, Casa da Neni (O Museu da Imigração Italiana) e Gruta Natural. A cidade de Antônio Prado possui o maior acervo arquitetônico em área urbana da imigração italiana no Brasil, sendo considerado de suma importância para a preservação da cultura e identidade nacional. Este acervo é constituído por casas de madeira e alvenaria, que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1989, com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. As tradições também se mantém no artesanato de crochê, macramé, a bainha aberta e principalmente o frivolité – técnica extinta em muitos lugares. O capricho e a dedicação são registrados através da confecção de objetos em palha de trigo e milho. A beleza da cidade é retratada na figura do imigrante que expressa a identidade deste povo tão querido por nós brasileiros. A visita à casa da Neni e ao Centro Cultural Padre Schio nos proporcionam uma viagem ao passado, mostrando a história de um povo que, através da fé inabalável e do trabalho árduo, não mediu esforços para transformar, aos poucos, uma terra inóspita, selvagem, numa cidade bela de se viver.
Almoço em restaurante local.
À tarde iremos percorrer os Caminhos da Imigração: o Moinho Colonial, onde Catarina nos demonstra como ainda mói o milho para fazer farinha, como há 100 anos, com roda d água, a Ferraria Marsílio (fundada pelo imigrante italiano Ângelo Marsílio, por volta de 1900), e a Igreja de Monte Bérico. Também iremos visitar uma produção orgânica de frutas. E no retorno paramos numa sorveteria.
No final da tarde retorno à pousada. Jantar festivo com cantorias italianas da colonização, na pousada.
28/12 – 03º Dia – FLORES DA CUNHA // RIO DAS ANTAS // NOVA ROMA DO SUL
Após o café da manhã vamos caminhar em meio aos pomares de maçã da pousada. Depois sairemos para conhecer a região. Primeira parada: Flores da Cunha, a cidade que mais produz vinho no Brasil. E também ícone da colonização italiana. Aqui caminharemos tranquilamente em meio aos parreirais da Vinícola Luis Argenta.
Parada para almoço.
Após o almoço iremos ao vizinho município de Nova Pádua. Suas casinhas lindas … Percebemos a alta qualidade de vida deste local …. A integração campo – cidade …. Pomares de peras …. Aqui se encontra o Albergo Belvedere Sonda …. da família Sonda … caminhamos 100 metros e estamos no Belvedere Sonda. Ao lado do albergo, debruçado sobre o Rio das Antas … Lugar de encher o peito … De curtir … Sentir a brisa do alto … Deste alto descemos ao rio .. De duas maneiras – à escolha – de van ( ou doblô), ou caminhando … Lá embaixo, `a beira rio, a visão da cachoeira … Atravessamos o rio em balsa puxada manualmente …Do outro lado seguimos viagem em direção ao vizinho de Nova Roma do Sul …. Também uma destas pequeninas cidades, isoladas, e que ainda mantêm muito das tradições da imigração italiana. Bom lugar para um cafezinho num bar de madeira, onde uma prosa vai muito bem. Depois continuamos nosso passeio, seguindo à nossa pousada rural em Antonio Prado. Jantar na pousada.
29/12 – 04º Dia – ANTONIO PRADO // CAMBARÁ DO SUL
Pela manhã dizemos adeus à Belloni, ao Valdir e à Adriana e deixamos, já com saudades, a região da imigração italiana em direção à região dos gaúchos …… Aos campos de cima de serra …. À cidade de Cambará do Sul … Os ares se trocaram completamente …. Outra colonização, outro tipo de cidade, lembra-nos até o faroeste, o Far West ….Instalamo-nos em nosso hotel. Almoço (não incluído). À tarde iremos descobrir o modo de vida de um casal de Porto Alegre, que para cá se mudou em busca de qualidade de vida e de vida mesmo … Executivos financeiros, foram atrás de seu sonho, e depois de pesquisar bastante, resolveram comprar um pedaço de terra e partir para a produção orgânica de frutas vermelhas, e para uma pequena agro-indústria familiar … Conhecemos seus pomares de frutas vermelhas e a sua produção de geléias …. Degustamos …No final da tarde uma caminhada interpretativa por uma floresta dos campos de cima da serra e seus pinheirais de araucárias, conduzida por um apaixonado e estudioso da mata atlântica ….Retorno ao hotel. Jantar (não incluído).
30/12 – 05º Dia – PARQUE NACIONAL DA SERRA GERAL – CÂNION DA FORTALEZA
Neste dia iremos conhecer o Cânion da Fortaleza, talvez o maior e mais impressionante cânion brasileiro. O cânion se estende por cerca de 5.800 metros de comprimento, com até 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. A vegetação verde-escura que se vê agarrada às rochas, ao fundo, é constituída de colossais folhas chamadas de “abóboda do diabo”, que chegam a medir 1,50 m de diâmetro. A Cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d´água do conjunto de cascatas. As pedras permitem que se vá até o meio de suas águas. Caminhamos até suas bordas e a seu redor. Atravessamos riachos sobre suas pedras. E chegamos a mirantes, onde os vários ângulos nos propiciam visões indescritíveis do cânion. Fazemos piquenique, com nossos lanches de montanha. No final da tarde retornamos a Cambará e à nossa pousada. Jantar (não incluído).
31/12 – 06º Dia – PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA
Após o cedo café da manhã sairemos para conhecer o canyon do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Itaimbezinho é um nome de origem Tupi-Guarani, ita significa pedra e Ai be afiada. Sua formação rochosa existe há pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, com uma extensão de 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m. As paredes são cobertas por vegetação baixa. Ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem. O Rio Perdizes desce pelas paredes rochosas formando a cascata Véu de Noiva, de uma beleza ímpar, igual, despencando de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. No fundo azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio do Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina. Retornamos ao hotel. Almoço (não incluído). Após o almoço, tarde livre para descanso. À noite, ceia de réveillon no Restaurante do hotel.
01/01 – 07º Dia – CAMBARA DO SUL // TAVARES // LAGOA DOS PATOS
Depois do gostoso café da manhã deixamos Cambará do Sul e saímos em direção a Tavares, no sul do Estado. Chegamos lá para almoço tardio (não incluído). Estamos na entrada do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Após o almoço seguimos, em veículos 4 x 4, beira Lagoa dos Patos, em direção ao Farol Cristóvão Pereira, um dos mais antigos do Rio Grande do Sul …… Estradinhas de terra, areia, off road, com paradas para contemplar dunas com figueiras e com paradas para banho, até chegar ao Farol. O retorno se dá em boa parte pelas margens da lagoa. Jantar no hotel.
02/01 – 08º Dia – PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é abrigo para grandes concentrações de aves migratórias do Hemisfério Norte (no verão) e Sul (no inverno), dentre elas capororocas, flamingos, biguás, maçaricos-de-peito-vermelho, gaivotas, talhamares, pirus-pirus, trinta-réis, maçaricos e o cisne-de-pescoço-preto, dentre muitas outras. É um dos grandes paraísos para birdwatchers e apreciadores da natureza em seu estado puro e selvagem. Após o café da manhã saímos nos veículos 4 x 4 , num verdadeiro safari, para o Parque Nacional da Lagoa do Peixe … primeiro a parte norte da Lagoa do Peixe, passando pela Trilha do Talhamar com mata nativa, campos, lagoa, dunas e saindo na praia. Dali seguimos até a Barra da Lagoa. Voltamos pela beira da praia até chegar ao Farol Mostardas. Almoço no sítio do Parque Nacional. Depois do almoço seguimos para outra parte da Lagoa dos Patos, chamada Ronda … Aqui há mata nativa e figueiras em cima das dunas, tudo às margens da lagoa, um lugar encantador. Depois continuaremos o passeio pelas margens da Lagoa, até chegarmos ao Farol Capão da Marca, este um dos mais antigos do RS, um belo cenário para contemplação e fotografia. Retorno à pousada e Jantar.
03/01 – 09º Dia – TAVARES // MOSTARDAS // PORTO ALEGRE / SÃO PAULO
Após o café da manhã, bem cedo, seguimos à cidade vizinha de Mostardas, berço de colonização açoriana, com seu interessante casario. Aqui conheceremos um artista que produz miniaturas de todas as aves que se encontram na Lagoa do Peixe. Depois continuamos viagem rumo ao aeroporto de Porto Alegre. Chegada ao aeroporto de Porto Alegre e embarque com destino a São Paulo.
Valores por pessoa em Reais: aéreo e terrestre a partir de São Paulo
Hotel | Apartamento | Validade | Single | Duplo | Triplo | Chd1 | |||
Apartamento | 26/12/2016 até 03/01/2017 | R$ 5790
5x R$ 1158 |
R$ 4890
5x R$ 978 |
R$ 4850
5x R$ 970 |
NA | ||||
*Exceto feriados. O valor da criança pode variar conforme a idade. Consulte nossa equipe.
Preços por pessoa, sujeitos a alterações e reajustes sem prévio aviso. Informações válidas somente a titulo de orçamento. Nada reservado. Lugares limitados e sujeitos à disponibilidade e confirmação. Confirme as informações e consulte as condições no momento da compra.
Formas de pagamento:
No Cheque – Em até 6 vezes iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes. No Cartão – Entrada de 30% (depósito ou cheque) + 3 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners; – Pagamento à vista (depósito ou cheque) – 5% de desconto.
O pacote Inclui:
– Passagem Aérea; – Transporte local em Van ou Doblô; – Transporte em veículo 4 x 4 na Lagoa do Peixe; – 3 noites de hospedagem na Pousada Colonial de Rossi em Antonio Prado (ou similar) com café da manhã; – 2 noites de hospedagem na Pousada Hotel Parque da Lagoa em Tavares (ou similar) com café da manhã; – 3 noites de hospedagem na Eco Pousada Cambará em Cambará do Sul (ou similar) com café da manhã; – Lanche de trilha no Cânion Fortaleza; – Guias locais; – 5 Jantares; – 4 Almoços; – Ceia de Reveillon; – Atividades conforme mencionadas; – Ingressos nos parques nacionais; – Kit viagem – Assessoria aeroportuária (para quem emitir aéreo com a Freeway) – Seguro de Viagem.
Não Inclui:
– Refeições não mencionadas; – Bebidas; – Extras; – Tarifa para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo; – Qualquer serviço não listado como incluído
Observações:
– Valor médio das refeições: R$ 30 a R$ 35; – Algumas refeições serão pagas diretamente nos restaurantes; – Em Antonio Prado, os apartamentos Duplos e Triplos se dão em Chalés, sendo este composto por 1 apto em cima e 1 apto em baixo. Ambos dividem a área da sala, cozinha e banheiro. Os Singles se dão em aptos dentro do casarão, na parte mais antiga, com banheiro privativo.
Importante: – Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. – Lugares sujeitos à disponibilidade – Caso o passageiro adquira por conta própria o seu bilhete aéreo, deverá informar à Operadora / Agencia sobre todos os seus dados, inclusive acerca de suas eventuais alterações.
Obs1: Possibilidade de compartilhamento de apartamentos para pessoas que viajarem individualmente.
O que levar:
– 2 tênis bons com solado antiderrapante – Mochilinha – Óculos de sol – Chapéu ou boné – Filtro solar – Agasalho para chuva e vento – Guarda chuva pequeno – Maiô – Câmera fotográfica – Cartão de crédito – Dinheiro
Condições Gerais –
– Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência. – Crianças menores de 18 anos que não estejam acompanhadas de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente. – Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. – Preços sujeitos à disponibilidade nas classes aéreas correspondentes. – Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimo de participantes. – A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita acima. – A programação acima poderá sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
Cancelamentos E Devoluções De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.
Valores, roteiros e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso, nos reservamos o direito de correção por eventual erro de digitação. (f)