Índia – Feira de Camelos de Pushkar e Trekking no Himalaya
Saída com Guia Brasileiro
16 dias / 15 noites – 27/10 a 11 nov / 14
A Índia é lar de paisagens naturais de tirar o fôlego. Se você tem o desejo de caminhar e explorar a cultura local, você vai realmente desfrutar da nossa viagem. Vamos visitar a famosa Feira de Camelos de Pushkar, no Rajastão, a terra dos marajás e seus palácios, e caminhar por vales e montanhas da fronteira norte, na magnífica Cordilheira dos Himalayas. Nesta viagem visitaremos também a histórica capital da Índia, Nova Delhi e de lá voaremos para Darjeeling, conhecida como “Rainha das Montanhas”, o nosso ponto de partida para um trekking no “Singalila” – um dos últimos refúgios naturais na divisa entre Índia e Nepal, e de onde você poderá avistar quatro entre as cinco mais altas montanhas do mundo: o Everest (8.848 m), o Kangchenjunga (8.586 m), o Lhotse (8.571 m) e o Makalu (8.418 m). Uma oportunidade única, uma viagem que emociona… Natureza espetacular e rica cultura milenar.
ROTEIRO:
Legenda para refeições: C – café da manhã / A – almoço / Lt – lanche de trilha / J – jantar
27.outubro – DELHI – Visita ao Templo de Lótus, Humayun Tomb e Templo de Akshardahan. Pernoite em Delhi.
28.outubro – DELHI – PUSHKAR (C) – Passeio pela Feira de Camelo. Pernoite em Pushkar.
29.outubro – PUSHKAR (C) – Caminhada pelo lago sagrado, visita ao templo do senhor Brahma, caminhada pelo bazar e até o monte onde está o templo de Gayatri. Pernoite em Pushkar.
30.outubro – PUSHKAR – AJMER – JAIPUR (C) – Visita ao Amber Fort, Jantar Mantar e o Palácio da Cidade. Pernoite em Jaipur.
31.outubro – JAIPUR – AGRA (C) – Visita à Fatehpur Sikri. Pernoite em Agra.
01.novembro – AGRA / DELHI (C) – Visita ao Taj Mahal e ao Forte de Agra. Almoço e retorno à Delhi. Pernoite em Delhi.
02.novembro – DELHI / BAGDOGRA – DARJEELING (C) – Pernoite em Darjeeling.
03.novembro – DARJEELING (C) – Caminhada por Darjeeling, visita ao Instituto de Montanhismo do Himalaya e aos campos de produção de chás. Subida ao mirante da cidade para assistir o por do sol. Pernoite em Darjeeling.
04.novembro – DARJEELING – SRI KHOLA – RAMMAN (C,Lt,J) – Trekking e pernoite em lodge em Ramman.
05.novembro – RAMMAN – GORKHAY (C,Lt,J) – Trekking e pernoite em lodge em Gorkhay.
06.novembro – GORKHAY – PHALUT (C,Lt,J) – Trekking e pernoite em lodge em Phalut.
07.novembro – PHALUT – SANDAKPHU (C,Lt,J) – Treeking e pernoite em Lodge em Sandakphu.
08.novembro – SANDAKPHU – TUMLING (C,Lt,J) – Trekking e pernoite em lodge em Tumling.
09.novembro – TUMLING – DARJEELING (C) – Trekking e pernoite em Darjeeling.
10.novembro – DARJEELING / DELHI (C) – Pernoite em Delhi.
11.novembro – DELHI (C)
Roteiro Detalhado
1º dia – 27.outubro – DELHI – Chegada a Nova Delhi, recepção no aeroporto internacional Indira Gandhi e transfer ao hotel. Recepção, check-in e descanso. Após almoço, saída para visita ao Templo de Lótus, Humayun Tomb (mausoléu que inspirou a construção do Taj Mahal) e no final do dia, ao Templo de Akshardahan – o maior templo Hindu do mundo para apreciar a arquitetura, jardins e um espetáculo de luzes e água na fonte musical. Pernoite em Delhi.
* Delhi – capital e segunda maior cidade do país, Delhi é uma cidade de contrastes, aonde jovens com roupas modernas se misturam a mulheres de sáris e sadhus (homens santos), carros modernos dividem as ruas com riquishás, motos e animais, e inúmeros hotéis e restaurantes de luxo se misturam com favelas e subúrbios.
*Humayun Tomb – Mausoléu do Imperador Humayun construído em 1569 e declarado Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO) em 1993.
*Templo de Lótus – Inspirado na flor de Lótus, o templo foi construído em estilo Expressionista e aberto em 1986 pela comunidade Baha´í Internacional. Já ganhou inúmeros prêmios de arquitetura e é um dos monumentos mais visitados na Índia.
*Akshardahan – O templo de Akshardham foi inaugurado em 2005 e construído para ser o maior templo hindu do Mundo (Guinness Book 2007). Inspiração do mestre Yogiji Maharaj, sua construção contou com a ajuda de 3.000 voluntários e de 7.000 Artesãos.
2º dia – 28.outubro – DELHI – PUSHKAR (C) – Saída cedo para embarque em trem com destino à cidade de Pushkar (6 horas). Hospedagem e almoço no hotel. À tarde, caminhada pela cidade para assistir as atrações do “Camel Fair”- a maior feira de camelos do mundo. São cerca de 50.000 animais trazidos em viagens pelo deserto de “Thar” que circunda toda a cidade. É um dos festivais mais importantes da Índia e conta com inúmeras atrações: música e dança Rajasthani e passeios e corridas de camelo. Pernoite em Pushkar.
*Pushkar – Pushkar é uma das cidades mais antigas da Índia. A data de sua fundação real não é conhecida, mas a lenda associa Senhor Brahma com a sua criação. O nome da cidade significa flor de lótus azul, mas atualmente a maior quantidade de flores na cidade é a de rosas produzidas nos arredores.
*Feira de Camelos – O Pushkar Fair ou Pushkar Mela, é considerada a maior feira de comércio de camelos no mundo. Além de comercializar outros animais (gado e cavalos) é possível encontrar muitos acessórios para montaria e decoração dos bichos. Em cada canto da feira e cidade muitos artesãos e artistas Rajasthanis trazem ainda mais sons e cores para o Vale de Aravali.
* Deserto de Thar – Também conhecido como o Grande Deserto Indiano, é uma grande região árida no noroeste indiano e forma uma fronteira natural que corre ao longo da fronteira entre a Índia e o Paquistão.
3º dia – 29.outubro – PUSHKAR (C) – Após o café da manhã, caminhada às margens do lago sagrado e visita ao templo do senhor Brahma (o mais importante da cidade e único no mundo onde o senhor Brahma é adorado). Almoço e caminhada pelo Bazar e espaços da feira. No final do dia, caminhada até o monte onde está o templo de Gayatri de onde teremos uma visão panorâmica da cidade e da cadeia de montanha chamada Aravalli. Pernoite em Pushkar.
*Templo de Brahma – É um templo hindu perto do lago sagrado de Pushkar. Embora a atual estrutura do templo seja datada do século 14, acredita-se que tenha mais de 2.000 anos.
*Templo de Gayatri – Situado no alto de uma colina, o templo de Gayatri (segunda esposa do Senhor Brahma) é visitado por muitos peregrinos e turistas em busca de uma visão panorâmica da cidade durante o pôr do sol.
4º dia – 30.outubro – PUSHKAR – AJMER – JAIPUR (C) – Café da manhã e traslado até Ajmer. Embarque em trem com destino à Jaipur. Chegada a Jaipur, check-in e saída para visita ao Amber Fort. Após almoço, visita ao Jantar Mantar (observatório astronômico ao ar livre) e o Palácio da Cidade. Pernoite em Jaipur.
*Jaipur – Cidade que outrora tinha sido a capital da realeza, conhecida como a Cidade dos Marajás, é hoje a capital do Rajastão. A própria estrutura de Jaipur lembra o sabor dos Rajputs e das famílias reais. Atualmente, Jaipur é um importante centro de negócios na Índia.
*Forte de Amber – O forte está localizado a 11 km de Jaipur e é uma fascinante mistura de arquitetura Hindu e Mughal. Construído por Raja Man Singh I em 1592 e concluído por Mirja Raja Jai Singh, o forte foi construído em pedra de areia vermelha e mármore branco.
* Jantar Mantar – Coleção de instrumentos astronômicos construídos pelo Maharaj Jai Singh em 1726.
* Palácio da Cidade – O palácio foi construído em 1729 e as estruturas mais importantes e mais visitados do complexo são o Chandra Mahal, Mubarak Mahal, Mukut Mahal, Palácio de Maharani e o Museu do Palácio da Cidade.
5º dia – 31.outubro – JAIPUR – AGRA (C) – Café da manhã e saída para Agra em transporte terrestre (5 horas). No caminho, parada em Fatehpur Sikri, a cidade abandonada do Imperador Akbar, que é tombada como Patrimônio da Humanidade. Na chegada a Agra, check-in e jantar no hotel. Pernoite em Agra.
* Fatehpur Sikri – A cidade foi construída entre 1571 e 1575 em estilo indo-islâmico pelo Imperador Akbar para ser a nova capital do império. A cidade foi ocupada por apenas 14 anos, mas mesmo abandonada permanece em ótimo estado de conservação. Em 1986 foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
*Agra – Agra é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, e situa-se às margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1.400.000 habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. O famoso Taj Mahal é o principal atrativo da cidade.
6º dia – 01.novembro – AGRA / DELHI (C) – Neste dia, despertar bem cedo para visitar o Taj Mahal e o Forte de Agra. Almoço e retorno à Delhi. Restante do dia livre e pernoite em Delhi.
* Taj Mahal: um dos monumentos mais famosos do mundo, foi construído entre 1630 e 1643 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso mausoléu de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, no ano de 1631, e o Taj Mahal acabou sendo erguido sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
* Forte de Agra: situado à margem oeste do Rio Yamuna, o forte foi construído pelo imperador Akbar entre 1565 e 1573. Suas fortificações são de arenito vermelho e englobam um complexo de construções de diferentes estilos arquitetônicos.
7º dia – 02.novembro – DELHI / BAGDOGRA – DARJEELING (C) – Café da manhã e traslado ao aeroporto para embarque com destino à Bagdogra. Chegada e traslado até Darjeeling (82 km, 3 horas). Pernoite em Darjeeling.
* Darjeeling – O nome de “Darjeeling” é uma combinação das palavras tibetanas Dorje (raio) e ling (lugar), o que é traduzido como “A terra do raio”, e fica situada perto do Kangchenjunga, a terceira mais alta montanha do mundo. A cidade também conhecida como “Rainha das Montanhas” encontra-se a 2.300m.
8º dia – 03.novembro – DARJEELING (C) – Após o café da manhã, caminhada pela cidade e visita ao Instituto de Montanhismo do Himalaya – centro de ensino dirigido pelo Tenzing Norgay Sherpa, primeiro homem a chegar ao cume do Everest. Almoço e saída para visita aos campos de produção de chás – considerados um dos melhores no mundo. No final dia, visita ao mirante da cidade para assistir o por do sol sob o Kangchenjunga (terceira montanha mais alta do mundo com 8.586 metros). Pernoite em Darjeeling.
* Instituto de Montanhismo do Himalaya – Instituição criada em 1954 pelo primeiro-ministro, Jawaharlal Nehru, para incentivar o montanhismo como um esporte organizado na Índia. Tenzing Norgay foi o primeiro diretor de treinamento de campo.
* Campos de Chás – O plantio de chá em Darjeeling começou em 1841 pelo Dr. Campbell, um cirurgião do serviço médico indiano. O “chá de Darjeeling” só pode se referir ao chá que tem sido cultivado e processados em jardins de chás localizados em áreas íngremes acima de 4.000 pés (cerca de 1.200 metros).
9º dia – 04.novembro – DARJEELING – SRI KHOLA – RAMMAN (C,Lt,J) – Café da manhã e transporte terrestre (3 horas) até o vilarejo de Sri Khola – o ponto de partida para o trekking no Parque Nacional de Singalila, na fronteira do Nepal com a Índia. Chegada em Sri Khola e início da caminhada em trilha acentuada até o vilarejo de Ramman (2.560 m). No caminho, passagem por casas de moradores tradicionais com jardins floridos e plantações consorciadas com a floresta. Pernoite em lodge em Ramman.
* Parque Nacional de Singalila – Foi decretado, em 1992, Parque Nacional e está localizado na Serra de Singalila a uma altitude de mais de 7000 metros acima do nível do mar. O Singalila foi usado como uma rota de aproximação da equipe de montanhismo que tentou subir Kangchenjunga em 1905. A equipe foi liderada por Jules Jacot-Guillarmod e pelo famoso ocultista Aleister Crowley. O parque conta com mais de 120 espécies de pássaros registradas. O panda vermelho (Ailurus fulgens), também chamado de gato-urso, um pequeno mamífero nativo das florestas do Himalaya é o símbolo do parque.
* Fronteira Índia e Nepal – O trajeto do trekking passa entre as fronteiras dos dois países com controle de visitantes sendo realizado pelo Exército da Índia em postos de controle.
* Caminhada – 12km, 05 a 06 horas, com trechos em aclive, nível moderado, terreno com pedra e terra.
10º dia – 05.novembro – RAMMAN – GORKHAY (C,Lt,J) – Café da manhã e saída para caminhada até o vilarejo de Gorkhay em meio à floresta de pinheiros. No caminho, passagem por casa de moradores, escola e pequeno templo dedicado à deusa Kali. Chegada em Gorkhay e momento para descanso e ou banho de cachoeira. Almoço e restante do dia livre. Pernoite em lodge em Gorkhay.
* Caminhada – 19km, 6 horas, com trechos em aclive, nível moderado, terreno com pedra e terra.
11º dia – 06.novembro – GORKHAY – PHALUT (C,Lt,J) – Café da manhã e caminhada com destino à Phalut (3.600 m). Durante o percurso, é possível observar florestas de pinheiros, rododendros entre outras espécies da flora e fauna local. Chegada em Phalut e, após pequeno descanso, subida até um mirante natural de onde é possível avistar o Kangchenjunga muito próximo e aproveitar o por do sol do Himalaya. Pernoite em lodge em Phalut.
* Caminhada – 15km, 6 a 8 horas, com trechos em aclive, nível moderado, terreno com pedra e terra.
12º dia – 07.novembro – PHALUT – SANDAKPHU (C,Lt,J) – Após café da manhã, caminhada até Sandakphu (3.658 m) – ponto mais alto do Singalila. É um dos dias mais longos de caminhada, mas também um dos mais gratificantes. Enquanto o vale plano é coberto por rododendros, no horizonte avistam-se os imponentes Everest (8.848 m), Kangchenjunga (8.586 m), Lhotse (8.571 m) e Makalu (8.418 m), quatro das cinco mais altas montanhas do mundo. Chegada em Sandakphu e restante da tarde livre para descansar e curtir a paisagem. Pernoite em Lodge em Sandakphu.
* Caminhada – 21km, 6 a 8 horas, plano, nível moderado, terreno com terra.
13º dia – 08.novembro – SANDAKPHU – TUMLING (C,Lt,J) – Este será o último dia de caminhada dentro do Parque Nacional de Singalila. Durante o trajeto vamos passar pelos vilarejos de Gairibas, Kaliphokari (3.108 m) e Jaubari, um pequeno vilarejo que oferece uma excelente vista do Everest. A última noite na montanha vai ser com Lua Cheia! Pernoite em lodge em Tumling.
* Caminhada: 19km, 6 horas, em declive, nível moderado, terreno com pedra e terra.
14º dia – 09.novembro – TUMLING – DARJEELING (C) – Após café da manhã, início ao trecho final do trekking com uma longa caminhada em declive até a chegada em Manebhanjang (2.134 m), onde um carro aguarda para retornar à Darjeeling. Durante o percurso, caminhada em trechos pela estrada usada por moradores e por trilha que passa por um pequeno monastério budista e campos de chás. No final da caminhada, teremos uma visão das altas montanhas do vizinho Butão. Chegada e restante da tarde livre para descanso ou passeios. Pernoite em Darjeeling.
* Caminhada: 5km, 4 horas, em declive, nível moderado, terreno com pedra e terra.
15º dia – 10.novembro – DARJEELING / DELHI (C) – Café da manhã e traslado ao aeroporto de Bagdogra para embarque com destino à Delhi. Chegada e restante do dia livre. Pernoite em Delhi.
16º dia – 11.novembro – DELHI (C) – Em horário apropriado, traslado ao aeroporto internacional Indira Gandhi para embarque de retorno.
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.
Preço por pessoa em Dólares:
Terrestre a partir de Delhi
Opções de acomodação Duplo Single
Conforme roteiro 3.060,00 3.860,00 . .
Adicional Aéreo (valor de referência)
Companhia Aérea a partir de
Cia local – Aéreos Internos com taxa de embarque 274,00
. .
QATAR – São Paulo / Delhi / São Paulo sem taxas de embarque 2.150,00 . . .
O valor apresentado pode sofrer variação para mais ou menos dependendo de disponibilidade na reserva
• As tarifas aéreas utilizadas para cálculo dos valores acima estão sujeitas a restrições relativas a endosso, remarcação, reembolso, validade para programas de fidelidade das cias aéreas e prazo de emissão, muitas vezes imediato, e são passíveis de variações de acordo com a política de preços da companhia aérea.
• Preços por pessoa válidos para a saída mencionada neste roteiro.
• Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.
• Preços calculados para saídas com mínimo de 06 pessoas.
• Todos os preços serão convertidos para o Real utilizando câmbio do dia do pagamento
Formas de pagamento:
Para compras até o dia 30 de junho.
Parcelamento em cheques: 10 x sem juros
(Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica; Não aceitamos cheques de contas com menos de 6 meses da abertura)
Parcelamento em cartão de crédito:
Visa, Mastercard e Amex: 30% entrada em cheque ou dinheiro + 9 parcelas iguais no cartão
*cartões devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil.
*a primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.
O pacote Inclui:
– hospedagem com café da manhã em Delhi, Pushkar, Jaipur, Agra e Darjeeling;
– 6 dias e 5 noites de trekking com acompanhamento de guias e carregadores (máximo 7kg por pessoa) e acomodação em Lodges em quartos compartidos com pensão completa;
– Duffle bag (emprestado) para acomodar a bagagem durante o trekking;
– traslados privativos, em carro com ar condicionado e acompanhamento de motorista falando língua inglesa;
– passeios em serviços privativos conforme descritos no roteiro com acompanhamento de guia de cada atrativo falando espanhol em Delhi, Jaipur e Agra e falando inglês no restante do programa, taxas e transporte quando necessário;
– refeições mencionadas no roteiro;
– licença para trekking no Parque Nacional de Singalila;
– seguro viagem;
– brinde exclusivo.
Não Inclui:
– passagem aérea internacional e taxa de embarque (valor aproximado para voo Qatar: U$96,00);
– passagem aérea com cias locais Delhi / Bagdogra/ Delhi, incluindo taxas de embarque;
– refeições e bebidas não mencionadas;
– saco de dormir (de, ao menos, -10º) – disponível para locação ou compra em valor acessível em Darjeeling;
– banho quente nos lodges de montanha (em torno de U$ 2,00 por pessoa, por banho, a ser pago localmente nos lodges onde houver essa possibilidade);
– visto para a Índia;
– gorjetas e despesas pessoais;
– qualquer outro item não mencionado como incluso.
Hospedagem:
DELHI
4* – The Surya (standard) – www.thesuryaa.com
DARJEELING
4* – Dekeling Resort & Hotel (standard) – www.dekeling.com
PUSHKAR:
4* – Inn Seventh Heaven (standard) (ou hotel similar) – www.inn-seventh-heaven.com
JAIPUR
4* – Devraj Niwas (standard) – www.devrajniwas.com
AGRA
3* (+) Taj Resorts (standard) – www.hoteltajresorts.com
Lodges de Montanha: Durante o trekking o pernoite é feito em lodges de montanha sem banheiro privativo, em quartos a compartir (com mais de 1 pessoa, muitas vezes). Em alguns lodges é possível ter banho quente e o pagamento é feito no local.
Horário de check-in e check-out dos hotéis às 12h00.
Alimentação:
A alimentação durante o trekking é vegetariana.
Transporte:
QATAR – Horários (Guarulhos/Doha – 04h15/22h45 e Doha/Delhi – 01h20/07h25; Delhi/Doha – 04h35/06h25 e Doha/Guarulhos 07h45/17h30).
*Franquia: 02 bagagens com 32 Kg cada uma por pessoa, além de 01 mala de mão com 5Kg.
Trecho aéreo interno Delhi / Bagdogra/ Delhi com Cia Aérea Local.
*Franquia: 01 bagagem com 15 Kg pela IndiGo e 20kg pela Air India por pessoa, além de 01 mala de mão com 7Kg.
Guias:
Acompanhamento de guia brasileiro (Marcelo Guimarães) a partir de Delhi para grupo com mínimo de 06 pessoas.
Condições Gerais:
Para efetuação da reserva é necessário: cópia LEGÍVEL E COLORIDA, do documento exigido pelo destino (passaporte) devidamente válido. Esse mesmo documento deve ser levado em sua viagem.
Sinal de US$ 200,00 por pessoa. Este sinal será abatido do restante do pagamento. Caso a reserva não se confirme, o valor integral do sinal será restituído. Caso haja desistência da viagem por parte do passageiro, o sinal será retido integralmente.
Informações Úteis
Documentos necessários para embarque: Passaporte com validade mínima de 6 meses contados a partir da data de embarque, com mínimo de 3 folhas em branco, lado a lado (ainda assim alguns países exigem um maior número de folhas em branco).
Vacinas necessárias: É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação internacional contra a febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.
Visto: É obrigatória a obtenção de visto para India. Informe-se sobre o procedimento para a obtenção do visto no site do consulado. www.indiaconsulate.org.br ou com nossos consultores (valor aproximado R$145,00).
***Não nos responsabilizamos pela obtenção dos vistos. A autorização ou não autorização para entrada em cada país é determinada pelos órgãos responsáveis, ficando a critério dos mesmos a aceitação ou não da sua documentação.
Seguro:
Seguro Saúde/Viagem da Intermac Assistance, plano Green, durante todo o período da viagem, conforme coberturas abaixo (consultas e serviços prestados por hospitais e empresas não conveniadas, deverão ser pagas pelo cliente, que de posse de documentação original, deverá solicitar reembolso posterior): Até US$ 50.000,00 para assistência médica por acidente por evento; Até US$ 50.000,00 para assistência médica por enfermidade por evento; Até US$ 700,00 para assistência médica por enfermidade pré-existente; Até US$ 700,00 para assistência médica para prática de esporte de risco; Até US$ 700,00 para assistência odontológica; Até US$ 700,00 para assistência farmacêutica por evento; Até US$ 500,00 para fisioterapia (prescrição médica); 5* US$ 100,00 para hospedagem de membro da família (dia) e TKT aéreo; 5* US$ 100,00 para convalescença em hotel (dia); 10 dias para extensão de internação hospitalar; Inclui* repatriação sanitária; Inclui* repatriação funerária; Sim, para garantia de viagem de regresso; Sim, para regresso de menor desacompanhado; Até US$ 250,00 para compensação por demora de bagagem extraviada; Sim, assistência na localização de bagagem; Até US$ 1.000,00 para seguro de bagagem extraviada; Sim, para transmissão de mensagens urgentes; Até US$ 150,00 para gastos por atraso ou cancelamento de voo; Até US$ 1.000,00 para cancelamento de viagem (titular); Até US$ 1.000,00 para assistência jurídica; Até US$ 10.000,00 para auxilio de fiança judicial; Sim, para traslado de executivos; Até R$ 50.000,00 para seguro por morte acidental; Sim, para seguro de invalidez permanente por acidente (cálculo susep). * Limite de idade: A partir de 71 anos acréscimo de 50% nas tarifas e redução de 50% nas coberturas. Se você preferir um plano com maiores coberturas solicite ao nosso atendimento valores para troca de plano.